domingo, 6 de junho de 2010

"Não tenho pretensões políticas"

Não precisa ser um expert em política para medir o nível de mentira contido nas centenas de declarações proferidas, principalmente em ano eleitoral. Mas ainda há Alices que acreditam quando nossos bem escolhidos representantes dizem que teremos o metrô funcionando em 4 meses ou que a “medicina toda” que enfiaram em Dona Iaiá, pupila abaixo, é experimentada por cada olhinho baiano coberto pela catarata! Algumas coisas são tão óbvias que dispensam divagações profundas, bastando o mais rasteiro raciocínio lógico. Tão óbvias quanto a boa ação da senhora Varela ao distribuir peixes aos famintos e fraldas às recém-paridas são as aparições freqüentes do delegado mais pop star da Bahia e terceiro personagem da série “Nossos candidatos à Assembleia Legislativa”, Dr. Deraldo Damasceno.

Sempre carregando consigo a alcunha de baluarte da justiça suburbana, o midiático bacharel conseguiu uma vaga permanente nos sangrentos programas do horário do almoço. Diferente da colega Delegata, Dr. Deraldo aparece diariamente dentro das celas, posando de advogado dos coitados enjaulados, sempre acompanhado de repórteres da mais elevada respeitabilidade jornalística.

Ele está sempre pronto pra resolver tudo! Seja uma briga de vizinhos por causa de 1 kg de açúcar ou o assassinato do Dr. Cleyton Leão. Onipresente, ele está onde a injustiça insiste em permanecer. Recentemente, o xerifão se iniciou no mundo virtual. Criou uma conta no twitter e providenciou um blog para interagir com seus futuros eleitores. Tudo isso poderia ser até interpretado como prestação de contas à sociedade, alerta, pedido de ajuda no combate ao crime organizado, mas não dá! A foto estampada em seu blog só precisa de um número com 5 dígitos para virar um santinho, mais nada! Ainda assim, o Dr. Deraldo diz não ter pretensões políticas.

A rotina agitada no subúrbio, as aparições na TV, as entrevistas nas rádios e as complexas investigações estão longe de levar o inoxidável doutor à exaustão física. A corrida em direção à ALBA está tão evidente que o delegado é o maior palestrante em atividade no estado. Através de sua conta no twitter, Deraldo anuncia local e horário de suas explanações em escolas, faculdades e paróquias da cidade. Se isso não for pré-campanha, por favor, gostaria de saber o nome mais apropriado!

Mesmo com o ar sisudo, sem esboçar o menor sinal de sorriso e começando seus posts do blog sempre com um embolorado e obsoleto “venho por meio desta...”, como se fosse um ofício feito para o chefe Joselito Bispo, o delegado tem todo o direito de sonhar com o parlamento. O problema é que não dá para acreditar nas boas intenções de um deputado que sempre negou sua candidatura, até mesmo quando ela parecia tão óbvia. Torço para que o Dr. Deraldo tome a mesma dose de sanidade - ou o que quer que tenha sido - que a Delegata provou na semana passada. Se isto acontecer, ganharemos eu, você, Dona Iaiá e todos os baianos.

Um comentário:

Lipe Teixeira disse...

Você pode me explicar o motivo pelo qual ele colocou "BraZil" no "quem sou eu" do seu blog?
Eu, hein?