domingo, 13 de junho de 2010

Chega de TV da Xuxa!

Há alguns dias a quintessência do jornalismo baiano viu sendo desfeita a sua mais nobre equipe. Após desavenças com a TV do galinho, suspensões e uma insatisfação assumida com a emissora, Uziel Bueno ficou na mira e pediu pra sair. Apesar da inacreditável audiência no horário do almoço, conquistada graças aos muitos corpos estirados em valas, reprises da degradação humana e uma ajuda amiga dos homens e mulheres da lei, chega a hora do quinto personagem da série “Nossos candidatos à Assembleia” sair de cena.

Fora do ar, Uziel trabalha agora em cima de um discurso onde 'ética' é a palavra-chave. O nobre ex-apresentador diz ter sido perseguido e censurado por governos e pela própria emissora, que provavelmente não queria deixar de faturar em cima das milionárias propagandas do estado e do município. Incapaz de se vender, Uziel pediu pra sair! Esqueceram de avisar a ele que lá no setor comercial do canal 4 o sistema também é bruto. É assim, Uziel: tem o céu, tem o inferno e tem os interesses comerciais no meio. Não te falaram não??

Distante das telas, o jornalista agora quer barbarizar na Assembleia. Falando como uma pessoa medicada, sem querer estourar as cordas vocais, Uziel ensaia pra ser deputado estadual. Como a maioria, ainda não assumiu. Mas quem duvida? O ex-corvo do meio-dia já providenciou um site e até espalhou busdoor pela cidade. Mas o que todos queriam mesmo é que ele continuasse na telinha, principalmente seus repórteres Murilo Vilas Boas e Valdeck. Ícones do new journalism baiano, os dois profissionais mais competentes e detentores da mais alta credibilidade jornalística, estão órfãos.

Sem o muso inspirador, está difícil até produzir aqueles textos de 20 minutos para falar ao vivo sobre um corpo cravejado de balas ou cobrir rebeliões de detentos nas carceragens de Salvador e troca de tiros entre policiais da Rondesp e bandidos. Até as entrevistas que eram feitas dia sim outro também com delegados estão sem graça. A equipe toda está deprê: dos estagiários embecados do diretor Pablo Reis aos futuros ganhadores do Pulitzer, Murilo e Valdeck.

Como o circo não pode parar, providenciaram uma apresentadora esfuziante para o lugar de Bueno. Capaz de constranger uma criança violentada sexualmente, perguntando “onde o moço pegou em você?”, Analice Sales é daquelas profissionais irretocáveis. Orgulho da raça! Completamente mal diagramada, antes de entrar no ar é preciso que a moça seja embalada em um imponente sobretudo preto de botões monumentais. Pronta para o show de horrores, a cover de Joelma da banda Calypso samba, rebola, corre e bate o pé no chão com uma versão piorada do tosco chavão de Uziel. Todos sabem quais os critérios que precisam ser atendidos para apresentar um programa do quilate do 'Na Mira', mas o currículo dessa senhora supera e muito o necessário. Ela é demasiadamente qualificada para tal função. Não precisava de tudo isso!

Até mesmo os assíduos telespectadores do programa têm reclamado de Analice. Dos elogios que chegam à emissora, “medonha” é o menos pior. Se a intenção da loira-gema era também entrar na política, so sorry. No máximo, síndica de prédio. Já Uziel está prestes a ocupar uma cadeira no parlamento baiano. Se ganhar, deve levar Murilo e Valdeck para sua assessoria. Só não vale esquecer “da Coisa”. Sob o comando de Analice, ouvi falar que seus gritos de “Socorrooooo, meu Deus, eu não quero morrer” estão cada vez mais fortes.

7 comentários:

Anônimo disse...

O sistema é bruto!!!Urubuziel Urubueno pra deputado estadual em defesa da ética...Me bata uma garapa!

Dayanne Pereira disse...

Estou rindo até agora rsrsrs, vc disse tudooooo, a cover da Joelma do Calipso é um traste rsrs, ótima para substituir o tal Uziel...

Lipe Teixeira disse...

Vc está cada dia melhor!
Nunca vi essa porcaria de programa, mas tenho conhecimento do excelente nível que chega...
Abraço.

Xícara disse...

HAHahhaH! Cara, seus textos estão impagáveis! Pimenta certa no dendê!

Narriman disse...

Menino, como estou orgulhosa de vc....e vc sabe que qd estiver na Band nacional vou te levar como meu assessor, né? Xerocas

Anônimo disse...

Vi indicação pelo twitter de Malu Fontes e gostei muito do que vi aqui! Você fala de forma simples da mais pura realidade da mídia baiana! Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Criatura, se o sistema já é bruto, te prepara! Tende a piorar!
Até eu, que não entendo miséra nehnuma de política(e devia entender, eu sei, para o meu bem próprio) tô passada! Quanto mais os novos entrantes da política conhecem o sistema, mais parecem trabalhar em prol de sua manutenção. Sem caos não tem trabalho, sem perspectiva de trabalho, a verba não chega. Sobre os axezeiros, se cairem nas mão erradas, xiiiiiii... Parabéns pela postagem.