domingo, 20 de junho de 2010

Dinamit: uma explosão bizarra!

Como dizia o Velho Guerreiro, “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”. A indubitável máxima de um dos maiores ícones da TV brasileira é seguida à risca por milhares de sub-celebridades, que compram espaços nas emissoras locais e propagam aquilo que melhor sabem fazer: merda. Aqui na Bahia, a TV Salvador é o ventilador turbo que espalha melhor o estrume produzido por nossos bizarros ‘Amaurys’ e ‘Hebes’. A venda de espaços na emissora deve ser feita sem a menor avaliação do produto que se pretende levar ao ar. Pelo que se pode ver no canal 28, o sistema é o do ‘pagou, levou’. Prova disso é o programa Dinamit Boom!, uma das mais famosas atrações da casa.

Apresentado pela versão mal arranjada de Amaury Júnior, o programa é a coisa mais medonha da televisão baiana, por vários motivos, sendo o primeiro deles o próprio âncora. Com sua voz embolada, indumentária de obreiro da Universal e perguntas bem contundentes, Yuri Muniz é o baluarte do show de horrores protagonizado às sextas-feiras, a partir das 23h, na TV do clã Magalhães. Durante as coberturas dos grandes eventos soteropolitanos, irretocáveis apresentadores entram em cena com inusitados merchans. Destaque para dois: o primeiro convida a dona de casa a comprar produtos para o lar e enfatiza: “nossa loja fica exatamente a 300 metros do Ministério da Fazenda”. O segundo divulga uma promoção de uma conhecida loja de armários. “Na compra de qualquer produto, você ganha 1 camisa, 1 boné, 1 bandeira e 4 cervejas pra torcer pelo Brasil”. Risível, não?!

O programa serve também como um bom canal para estabelecimentos que querem superar uma crise ou outra. O restaurante Prazeres da Carne, por exemplo, é anunciante do Dinamit (com ‘t’ mudo mesmo). Na tentativa de convencer o telespectador a saborear as iguarias que causaram caganeira em meia comitiva da ONU, Yuri entrevista o gerente da casa e também o açougueiro, que atende pelo simpático nome de ‘Feijão’. Nas festas, personalidades como ‘Socorro Cabeleireira’ fala sobre escova inteligente e ‘Nêgo Dindo’ divulga seu doce de caju artesanal. O problema é generalizado. Conteúdo e forma: uma desgraça só!

Corre à boca miúda que Yuri é parente de uma famosa âncora da TV Bahia. Talvez esta seja sua licença para externar todo o mau gosto e exigir muito de seus anfitriões. Conseguir a distinta cobertura do Dinamit Boom! não é tão simples como se imagina. Acesso aos espaços VIP’s, tudo free e nada de assessores por perto dizendo o que pode ou não ser feito são algumas das exigências do apresentador. Sistemático, como ele mesmo se define, Yuri sai do sério quando qualquer coisa não está do seu jeito. A estrela dos mega-eventos da cidade e recorde de audiência da TV Salvador tem tudo para ter seu trabalho mais reconhecido e ganhar a capa da segunda edição do jornal de Michelle Marie. Mas todo cuidado é pouco! Para isso, a negociação deve ser feita longe dos olhos da maior especialista baiana em bom gosto, estilo, sofisticação e glamour, Paulinha Magalhães. Do jeito que a moça é entendida, vai logo abrir a boca e dizer que o Dinamit Boom! “é de úúúúltimaaaaa...”. E quem vai ter coragem de discordar?!

3 comentários:

Mirdad disse...

Como diz Marquinhos, "laaaaaaasssssssssscaa", Heider!

Anônimo disse...

Vai "pro" trono, ou não vai?
Se não for, dá um abacaxi "pra" eles como prêmio de consolação.... já está de bom tamanho!

Ana Paula disse...

G-zuis!