segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O ano é de Oxum, mas as ruas são de Exu

Em Salvador, 2011 começou com uma quente e duas fervendo. Depois dos choques na orla marítima e das queimaduras nos refletores verdes do Bonocô, palco eterno de Joelma – a musa do metrô, a prefeitura da capital reajustou o preço das passagens de ônibus. Em resposta, os estudantes, que estão de férias, resolveram incorporar Exu e trancar as ruas.

Desta vez, o aumento foi articulado pela Secretaria Municipal de Transportes. O alcaide (em homenagem aos colegas do Bahia Notícias) queria que a decisão fosse técnica e não política. Ok. Só esqueceu de combinar com quem vai recarregar o Salvador Card. Virados no cão (e com toda razão), os estudantes vão relembrar a Revolta do Buzu de 2003, no primeiro dia útil de 2011.

Qualquer reajuste no valor do transporte coletivo é normal...normal quando se oferece o mínimo de conforto e qualidade no serviço prestado. Os ônibus de Salvador são sucateados, sujos, vivem lotados (apesar do suposto aumento de frota), os funcionários não respeitam o cidadão, arrastam o veículo com as portas abertas, não param no ponto, demoram uma vida pra chegar ao destino...enfim. Andar de jegue na capital baiana é mais vantagem.

Já se foi a época em que estas decisões eram feitas na calada da noite..com facebook, orkut, twitter e uma população contentíssima com Vossa Excelência JH, os estudantes organizaram o levante. A previsão é de uma cidade mais parada do que o normal. Vai ser mais fácil Irmã Dulce Tostada se mover na tumba do que um carro andar na região do Iguatemi.

Um comentário:

Dayanne Pereira disse...

kkk adorei seu texto....tem toda razão, aumento de tarifa sem melhora na qualidade não está com nada!

bjss